domingo, 21 de setembro de 2014

[Opinião +D] Pedidos de desculpa

Pedir desculpa é um ato de humildade e fica bem a quem o pratica. Esta semana, dois ministros pediram desculpa na Assembleia da República e, chegaram até, a insinuar que isto era um feito extraordinário mas não é. Não é, porque o que deviam realmente fazer, era demitir-se.
A Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, pediu desculpa "plenos transtornos causados” e assumiu integralmente a responsabilidade política de ter avançado com a implementação da plataforma informática Citius, tendo garantido que: “tinha recebido informações de que a 01 de setembro, data da entrada em vigor do novo mapa judiciário, o Citius estaria em condições de funcionar em pleno”. A Ministra afirmou ainda que irá mandar averiguar quem terá sido o responsável pelas anomalias técnicas verificadas na plataforma informática Citius. A ver vamos se assim será de facto ou se, mais uma vez, a “culpa morrerá solteira” neste país.

Por outro lado, não são apenas “transtornos”. O Citius, acabou por não estar à altura das expectativas e houve uma sobrecarga da plataforma. 3,5 milhões de processos foram migrados para o Citius e 80 milhões de documentos e 120 mil milhões de atos processuais foram enviados para a plataforma. Os tribunais mergulharam, por isso, numa confusão e num caos cujas repercussões ainda não se conhecem ao certo e, tudo isto apesar da Ministra o negar. Não há, também, previsões sobre quando é que a situação estará resolvida.
Nuno Crato, Ministro da Educação, também pediu desculpa. Assumiu o erro e prometeu refazer os cálculos e corrigir a ordem de colocação dos professores. O que não explicou foi como irá fazê-lo e é pena. Por sua vez, o director-geral da Administração Escolar demitiu-se. Ato que só teria ficado bem também ao Ministro, pois o que está a passar-se com os professores é uma vergonha. Há centenas e centenas de professores por colocar e isto transtorna não só a vida destes profissionais mas também a dos pais e dos alunos.
Noutro país estes Ministros podiam até pedir desculpa mas mais importante que isso, teriam assumido a culpa pelas repercussões dos seus atos e ter-se-iam demitido e isso teria sido um ato bem mais honroso e sério.

Margarida Ladeira (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário