sábado, 6 de setembro de 2014

[Opinião +D] A Juventude está pobre !!!!

Esta semana veio a público a notícia de que os nossos jovens estão em elevado risco de pobreza. A estatística do Eurostat mostra que 29,8% dos jovens portugueses entre os 20 e os 24 anos se encontram em risco de pobreza, uma percentagem que acompanha a média da União Europeia (UE) de 31,8%. O Eurostat divulga também que 31,3% dos jovens entre os 15 e 34 anos não estuda e está desempregado - a média da UE está nos 20,4%.
Se esta situação continuar, a sociedade Portuguesa corre graves riscos, porque sem os jovens não teremos pessoas capazes e criativas na sociedade, que criem progresso e evolução. Eles próprios não terão condições de constituir famílias e criar novas gerações.
Neste momento os jovens têm falta de horizontes devido à falta de emprego e à necessidade de permanecer na família, sem poderem avançar com a sua própria família, se bem que ter trabalho não significa que não haja pobreza, dado que hoje em dia os salários são baixos.
Esta situação vai dar origem a que muitos jovens se tornem passivos ou outros vivam na ansiedade de sair para o estrangeiro à procura de uma situação melhor.
Isto é grave, e revela uma falta de visão e estratégia da parte dos Governos, que se têm preocupado apenas com a situação económica e têm posto em risco o modelo de sociedade atual, sem se preocuparem com o bem das pessoas e com o futuro do país. A prova disto mesmo é que depois da saída deste estudo, pouco se tem falado sobre o assunto e não há sequer previsão de medidas para minimizar esta situação.
Há que tomar medidas urgentes, antes que a situação se agrave mais e que se comprometa mais o futuro de Portugal !!! 
Carlos Assunção (membro da Coordenação Nacional do +D)


Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário