quarta-feira, 10 de setembro de 2014

[Opinião +D] Rousseu morreu

Na atual crise da democracia e de credibilidade dos partidos há um ponto que ainda não mereceu a devida atenção por parte dos responsáveis partidários: os argumentos de Rousseau contra uma Democracia mais participada e menos representativa já não colhem. Os cidadãos de hoje são os mais qualificados e com melhores níveis de preparação académica de sempre, a informação de qualidade está hoje acessível a todos, de forma universal e gratuita. Os cidadãos exigem mais intervenção e uma intervenção mais eficaz.


A tecnologia coloca hoje novas ferramentas ao dispor destes cidadãos mais informados e com mais amplas exigências de participação nas decisões que lhes dizem diretamente respeito. Especialmente em grupos sectoriais, que versem sobre as suas áreas de interesse ou especialização ou às suas comunidades locais, estes cidadãos estão ansiosos por participarem mais na democracia e por terem uma participação de maior qualidade e eficácia.
A questão está em saber se os partidos estão preparados para esta revolução tranquila e moderada para uma Democracia mais participativa e e os representativa... Se não estiverem é o seu fim a prazo que se antecipa, por isso, é bom que estejam! 

Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário