quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

[Opinião +D] Ai as Fezes !

Há 15 anos numa conversa de recolha de elementos sobre a história da pequena localidade da Tapada, concelho de Almeirim, na entrada sul da centenária ponte D. Luís que liga Santarém à lezíria, tive o privilégio de ter como interlocutor um Beirão que ao procurar trabalho viera ter aqui para trabalhar nas obras de alargamento e reforço do tabuleiro desta ponte (Anos 50). O meu interlocutor tinha estado nas grandes obras que na zona centro (Barragem da Bouçã e Castelo de Bode) e em Lisboa (Metro) lhe melhoraram a vida. Casou na Tapada e os descendentes ainda lá vivem. Contou-me então que na procura de melhores condições de vida, um grupo de trabalhadores já fixados na Tapada, procuraram construir as suas habitações tendo que negociar terrenos e conseguir as competentes autorizações de construção. O processo foi longo mas finalmente atingido. Em memória da labuta que todo o processo exigiu, chamavam à rua onde se alinhavam as modestas habitações, a Rua das Fezes, enquanto somatório de uma fé que individual e coletivamente tinham mantido acesa e que finalmente dera frutos. Nestas Fezes acredito ! já as outras são para esquecer, todas ! Amigos imaginários e seus representantes intermediários só atrapalham e chantageiam o próximo ! 
 
( Nota - Adivinho novamente grossa trapalhada, para não voltar a falar em fezes, na votação dos Diplomas de Adoção por casais do mesmo sexo. Para quando o triunfo da razão ? )



Carlos Seixas  (membro da Coordenação Nacional do +D)



Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário