terça-feira, 9 de dezembro de 2014

[Opinião +D] Intencional ou talvez não…

Hoje, dia 9, estive no 3º debate público “Ter Estado” que desta vez se realizou em Santarém, o que é sem dúvida um motivo de regozijo para todos os escalabitanos de nascença ou vivência. Santarém está cada vez mais no “mapa” e nisso a nossa Câmara Municipal, e em particular o seu Presidente, estão também de parabéns.
O mote era “Para que servem os nossos impostos?” e o tema foi “Fiscalidade e Financiamento do Estado” e contou com a presença já anunciada do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, teve como oradores António Carrapatoso, António Lobo Xavier, Eduardo Paz Ferreira e Francisco Louçã e como moderador Manuel Queiroz.
Foi dito logo de início e com total clareza pelo Major-General Vítor Viana, Diretor do Instituto da Defesa Nacional que organizava o evento, que iríamos assistir a um debate aberto e plural em que a participação dos presentes iria ser essencial, o que lhes digo, me agradou de sobremaneira e foi talvez o principal motivo que me fez ficar por ali cerca de 2 horas e meia. Na realidade, até foram distribuídos uns papelinhos à entrada onde, quem assim o entendesse, deveria escrever as suas perguntas, o que fiz escrupulosamente, tal como outros assistentes, ao fim de cerca de duas horas ocupadas pelos oradores convidados.
Finalmente foi anunciado pelo moderador que tinha chegado o momento da intervenção do público, o que eu aguardava com alguma ansiedade, mesmo que fosse de forma escrita, também porque a minha pergunta era de alguma forma embaraçosa na situação.
E o que aconteceu?! O Sr. Ministro pediu de imediato a palavra para pôr uma questão (não escrita, mas verbal), que lhes digo que nem sei bem qual foi, que teve pronta e muito politicamente correta resposta dos oradores, após o que o moderador declarou encerrada a sessão que considerou ter sido extremamente interessante e profícua…
Ora “toma lá que é democrático”, como diria Camilo de Oliveira!

Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  
      

Sem comentários:

Enviar um comentário