terça-feira, 14 de outubro de 2014

[Opinião +D] Ai, tão mal distribuidinha!…

Há muito que ninguém tem dúvida que a riqueza mundial está, como sempre esteve, muito mal distribuída. E que em Portugal a coisa não é muito diferente, também não é novidade.

Mas vejamos alguns números.
8,6% dos habitantes mundiais detêm 85,3% da riqueza em todo o mundo. Ou seja, pondo a coisa ao contrário, 91,4% da população tem só 14,7% do total da riqueza mundial.
Os indivíduos que detêm mais de um milhão de dólares são 35 milhões no total (0,7% da população mundial).
Em Portugal a coisa é um pouco mais branda: os 10% mais ricos detêm entre 50% e 60% da riqueza total. Em situação parecida estão a Austrália, o Canadá, a França, a Itália, a Holanda, a Espanha e o Reino Unido.
A evolução percentual do número dos mais ricos em Portugal sofreu uma queda entre 2000 e 2007 e entre 2007 e 2014 teve um aumento. Se alargarmos o período de análise a fortuna dos 10% mais ricos apresenta-se mais ou menos estável.
Isto a acreditar num estudo do Credit Suisse - "Global Wealth Report 2014", divulgado neste dia 14 de outubro.
Que diferenças irão sempre existir, não temos dúvidas e até talvez tenha a sua lógica e normalidade. Mas era preciso ser tanto?!...


Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário