sexta-feira, 10 de outubro de 2014

[Opinião +D] Despesa exagerada do Estado

Há uns dias atrás o Ex-Ministro Ferreira do Amaral deu uma entrevista para a RTP, onde mencionou alguns dos gastos excessivos da Administração Pública, como por exemplo o Governo, Câmaras Municipais e algumas Empresas Públicas.
Um dos exemplos que ele referiu foi a excessiva frota automóvel que certas câmaras e ministérios têm. Além da exagerada frota, também falou de certas fraudes que acontecem com os motores dos carros, que ao fim de seis meses são trocados por outros. Como todos sabemos os carros das câmaras e ministérios são carros de topo de gama, cujos motores não se avariam assim tão facilmente, o que nos leva a pensar que há muita gente a ganhar dinheiro com estas “trocas”.
Outra situação por ele abordada, tem a ver com as viagens ao estrangeiro feitas por funcionários públicos, ministros, secretários de estado, etc., nas quais usavam cartões de crédito com os quais podiam fazer compras para a família e amigos, pagos por nós contribuintes. Nestas viagens participava um número exagerado de pessoas, muito para além do necessário. Essas pessoas que não eram necessárias e só iam mesmo passar umas férias e fazer umas compras com o dinheiro dos contribuintes.
Estes casos são uma vergonha para a política nacional. 
Numa altura em que se vive uma grave crise económica e que grande parte da população nacional está desempregada e a viver no limiar da pobreza, estes dados são completamente chocantes.
Quando se fala em cortar despesas, era aqui que se devia começar a cortar. 
Não era suficiente eu sei, mas dava uma grande ajuda. Em vez de se estar sempre a cortar a reforma dos idosos, o ordenado dos mais pobres, tem que se cortar é as regalias.
Isto também acontece por causa da falta de informação e também por falta de interesse da parte das pessoas em relação a estes assuntos. Porque se o povo procurasse estar mais a par dos assuntos do País e se unisse e lutasse contra estas coisas, de certeza que isto não acontecia. 
Carlos Assunção (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário