sábado, 4 de outubro de 2014

[Opinião +D] Escravatura moderna – Estágios não remunerados

Cada vez mais não entendo do que serve ter estudos superiores quando o máximo que se consegue para trabalhar são estágios não remunerados (ou parcialmente remunerados) para se adquirir experiência e nenhuma remuneração, pois sabemos que só pagar transportes e alimentação é no fundo trabalhar “de borla”, enquanto os patrões enchem os bolsos. Esta é a realidade de muitos dos meus colegas que vivem às custas dos pais e trabalham três ou quatro meses sem salário para nunca serem admitidos nas empresas onde estagiaram.
Mas essa era a promessa inicial, a de terem um local de trabalho e de virem a ter o seu próprio sustento depois do estágio correr bem.
Essa ideia cada vez mais se desvanece e cada vez mais se aproxima uma ideia de escravatura moderna e “tolerada” pela sociedade. “Afinal estão a ganhar experiência”, dizem!
Mas será que sou o único a pensar que mesmo a adquirir experiência o trabalho exercido tem que ser remunerado e com contrato de trabalho?

Ricardo Trindade Carvalhosa  (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário