domingo, 10 de agosto de 2014

[Opinião +D] Quantos Nixon temos agora?! …

Em 9 de Agosto de 1974 Richard Nixon fez história nos Estados Unidos ao despedir-se dos americanos. Era então, e continua a ser, o primeiro Presidente dos EUA a demitir-se do cargo evitando sujeitar-se a uma destituição certamente bem humilhante.
Fez agora 40 anos que isto se passou. Nixon tomou a única atitude que devia e podia tomar: demitir-se. As escutas, a corrupção, os bloqueios, as questões relacionadas com a guerra do Vietname, não lhe deixavam grandes escolhas.
Mas nem a história nem a História são temas que normalmente aqui traga, nem que hoje aqui queira trazer. Já os ensinamentos que ela sempre nos traz fazem todo o sentido para mim nestas crónicas.
E o que queria que ficassem a matutar era tão-somente sobre isto: se fosse hoje, nos Estados Unidos, em qualquer outro ponto do Mundo e na Europa e em Portugal muito em particular, este caso teria o mesmo desfecho?
Acham que a vergonha ainda chega a tanto?!!

Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário