terça-feira, 11 de março de 2014

[Opinião +D] Já lá vai um ano…

11 de março de 2014 - faz um ano que anunciámos publicamente a primeira candidatura autárquica independente à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Santarém. Surgia o Mais Santarém…

Foi, tenho consciência disso, um marco histórico para a nossa cidade e para o nosso concelho.

Quando, nesse dia, com a Dra. Margarida Ribeiro de Almeida ao meu lado – que mais tarde veio a ser a 1ª signatária da candidatura - anunciei que seria candidato à presidência da Câmara Municipal de Santarém, tinha a certeza de que aquele era um projeto para levar até ao fim. Não sabia era a dimensão e apoios que conseguiríamos nos meses seguintes. Não tinha era também a exata noção do esforço que iria ser necessário da parte de muitos para conseguirmos as cerca de 2 000 assinaturas imprescindíveis para que esse projeto fosse realidade…

Mas, com muita calma e com expetativas sempre crescentes, fomos solidamente caminhando.

É bem certo que a 29 de setembro não obtivemos os resultados que uma ou duas semanas antes esperávamos. Mas mesmos os parcos resultados que tivemos, valeram muito a pena. E todos os que estiveram connosco ficaram de parabéns. Gente que, em geral sem querer nada em troca, de forma muitas vezes anónima, tornou possível esta empreitada.

No pós-eleições, o Mais Santarém transformou-se no núcleo local da associação cívico-política Mais D – Democracia em Movimento, mais conhecida por Mais Democracia, de que sou presidente da Coordenação Nacional.

O Mais Santarém, através dos seus eleitos e pelas ações desse núcleo local, vai certamente marcar a agenda do nosso concelho ao longo deste mandato. É aliás o que já está a acontecer. Mas isto sem nunca esquecer que o nosso propósito sempre foi e será ser parte da resolução dos problemas e nunca criá-los. Nunca poderemos ser mais uns a fazer oposição só para a fazer…

Não faço ideia por agora o que acontecerá para as próximas eleições autárquicas. Tudo evolui e muda tão depressa nestes tempos que vivemos… E, como se costuma dizer, “o futuro a Deus pertence”. A ver vamos…




Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário