sábado, 11 de janeiro de 2014

[Opinião +D] Ser cidadão

O nosso país está mal. As condições de vida da maioria das famílias têm-se deteriorado e está cada vez mais difícil permanecer em Portugal e trabalhar recebendo um salário justo e condigno. Sim, porque quem trabalha merecer receber um salário justo e condigno! O desemprego é cada vez maior e só tem vindo a descer porque é disfarçado com as taxas de emigração. As “regalias” sociais (que, para mim, são direitos pois tudo nos foi cobrado em impostos) são cada vez menos e de menor qualidade.
Na área da saúde ainda esta semana foram vários os casos relatados em diferentes canais de televisão: pessoas que ficam horas em corredores de hospitais, pessoas que esperam anos por exames médicos essenciais, etc, etc… Por oposição, a SIC apresentou uma reportagem sobre o grupo Santafil que aconselho a visualização, um caso sintomático de como se constrói uma fortuna através de negócios pouco claros e houve, ainda, o caso dos médicos presos por faturação fraudulenta.
Na educação as coisas não estão melhores. Os professores são cada vez menos e tem cada vez mais tarefas. As turmas são cada vez mais gigantescas e projectos educativos e inovadores tem de ser abandonados. Já não falando nos terapeutas de educação especial que a meio do ano lectivo continuam por colocar. Com tudo isto, apenas fica prejudicada a qualidade do ensino ministrado.
As obras públicas estão paradas e até obras que seriam feitas com dinheiros comunitários, não avançam. Veja-se o caso das obras no Mondego. O exército está cada vez mais enfraquecido. Os reformados foram novamente prejudicados e escandalosamente roubados. Aumentou-se os descontos para a ADSE e a função pública além dos já anteriores cortes salariais, dos cortes das horas extraordinárias (que em muitos casos continuam a ser feitas sem remuneração), e da extinção de muitas carreiras, levaram com mais um brutal corte salarial… O rol não tem fim.
No outro extremo estão as “vacas sagradas”!!! Eu pergunto-me porque não se estabelece um limite, à semelhança do que acontece noutros países europeus, para as escandalosas reformas de luxo (veja o caso de Relvas já reformado com 14 mil euros). E as PPP’s porque continuam intocáveis? E as Fundações Particulares que em alguns casos, muitos de nós questionamos qual o trabalho que realmente desenvolvem, continuam a receber comparticipações do estado? E casos como o BPN e outros são abafados porquê? E a serviço de quem?
Perante tudo isto e muito mais, eu pergunto: Cidadão, estás à espera de quê? É hora de sair do sofá. É hora de tomares as rédeas do teu país, nas tuas mãos. É hora de seres tu o actor político da tua freguesia, da tua cidade, do teu país. É hora de agires. É hora de não ficares calado, sem nada fazer, à espera que políticos corruptos usem a política para fazer carreira e afundem o teu país. O futuro depende de ti e não deles.

E não me digam que não há alternativa. Há sempre alternativa. Basta querer. Olhemos a história. Há sempre alternativa. Hoje o que é preciso é mudança!!!

Margarida Ladeira (Membro da Coordenação Nacional +D)
Este comentário é da exclusiva responsabilidade da sua autora

Sem comentários:

Enviar um comentário