terça-feira, 28 de janeiro de 2014

[Opinião +D] Que o dia 25 de Janeiro seja pois o início de algo realmente novo, em prol de Portugal

No dia 25 de Janeiro foi lançado um novo partido (+ Democracia Participativa), que, fazendo jus ao nome, defende, no essencial, mais e melhor participação de todos nós – desde logo, através de referendos.

Não sei se terá sucesso, não sei mesmo se conseguirá as assinaturas necessárias para se formalizar enquanto partido. Tenho perfeita consciência de que as probabilidades de sucesso não são muitas. A nossa partidocracia parece bem blindada e não ignora donde vem o perigo – desde logo, das candidaturas independentes à Assembleia da República, outra das nossas bandeiras.

Ainda assim, decidi entrar neste barco. Se todos dizemos que a crise que atravessamos é das mais graves da nossa história, senão mesmo a mais grave, então importa tentar algo de novo. Não podemos continuar na lamúria do costume sem, ao mesmo tempo, pugnar pela mudança necessária.

Uma parte de mim é irremediavelmente pessimista, mas a outra parte é, em não menor medida, voluntarista. O próprio conceito de Democracia Participativa provoca-me também essa ambivalência. Não sou daqueles que consideram que os humanos são instintivamente bons (muito longe disso), mas acredito que podem ser persuadidos no bom sentido. Talvez por (de)formação filosófica, acredito mesmo na força dos argumentos. Por isso, continuo a acreditar na Democracia.

Em Portugal, porém, não considero que vivamos num regime realmente democrático. Por este, entendo o regime que seja verdadeiramente a expressão da vontade popular (no respeito pelas minorias, claro está). A meu ver, a classe político-mediática que nos tem (des)governado tem estado cada vez menos sintonizada com essa vontade. Daí, não admira, a repulsa da nossa classe político-mediática pelos referendos. Se estes acontecessem de forma mais regular, essa dessintonia seria ainda mais gritante.
Que o dia 25 de Janeiro seja pois o início de algo realmente novo, em prol de Portugal.






Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)
Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.


Sem comentários:

Enviar um comentário