sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

[Opinião +D] Obrigado mãe!

A minha mãe, a Francelina, fazia hoje 85 anos. Digo fazia, porque morreu há 3 anos e tal, em setembro, em plena campanha eleitoral para a Presidência da República, eleições em que apoiei Fernando Nobre.

Malgrado os acontecimentos que se seguiram, fi-lo convictamente e com entrega total que é a única forma que sei entrar nos projetos. E ela, a minha mãe, esteve lá sempre de alma e coração até cerca de 20 dias antes de morrer. Com dificuldades físicas evidentes, mas com uma força mental que inibia muitas vezes gente bem mais nova que se envergonhava de não a acompanhar. E, muitas vezes pelo seu exemplo, não desistiam. Muitos dos que estão a ler agora este texto, lembrar-se-ão certamente dela. Recolheu assinaturas das necessárias para a candidatura como poucos, participou em bancas, trabalhou até já não poder para lutar pelo que lhe parecia justo, também para ajudar o filho nessa tarefa, sem dúvida; mas, sobretudo porque se revia nos mesmos princípios, ideias e ideais que tenho tentado defender ao longo dos últimos anos.

Já mais refeito do desgosto que é perder uma mãe, penso muitas vezes no apoio que ela daria se ainda estivesse por cá, moral e na ação concreta e no terreno, a mim e aos que a rodeassem, nos projetos que ao lado de gente muito capaz continuei, continuo e continuarei.

E penso que bom que era se muitos de nós, se maioria de nós portugueses, continuasse toda a por vezes longa vida sem nos acomodarmos, sem nos acordeirarmos, resistindo às pressões diárias que nos tentam fazer desistir!

Obrigado mãe por teres sido assim, obrigado mãe por teres vivido...







Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário