quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[Opinião +D] Porque têm os portugueses baixos níveis de Participação Política?

Não escapa à observação de quem que deite um olhar minimamente atento à realidade portuguesa que os portugueses têm baixos níveis de participação cívica, política e associativa. As razões para este défice participativo são múltiplas e a sua gravidade  resulta de um cruzamento de fatores:

1. A matriz cultural nacional (católica, apostólica e romana, reforçada pelo judaísmo latente) que propicia à passividade comunitária e a uma aceitação quase cega dos ditames do Poder (seja ele qual for).

2. A inexistência de elites ligadas à comunidade que a representem e que dela sejam uma verdadeira emanação. Frequentemente, estas elites inteletuais vivem em regime académico-circular ou autofágico, parasitando o poder político e económico e fazendo garbo de viverem num plano paralelo, mas não comunicante, com o "povo" que desprezam e consideram inferior.

3. A existência de uma partidocracia que depende, alimenta e é alimentada pelo poder económico e financeiro. Esta partidocracia funciona em regime rotativo e ergueu mecanismos de auto-defesa que dificultam a renovação do quadro político parlamentar, assim como a aparição de novas entidades políticas que possam perturbar o seu império semi-absoluto sobre a sociedade portuguesa.

4. Uma sociedade civil dormente ou sequestrada aos grandes interesses políticos e económicos: associações diretamente ligadas ao Poder ou subjugadas financeiramente aos dinheiros que este derrama sobre estas em troca do seu silêncio ou passividade cúmplice.

5. Partidos políticos fechados aos cidadãos e aos militantes: que não incorporam mecanismos internos de democracia participativa e que são dominados por aparelhos profissionais ou por "juventudes" partidárias carreiristas e semiprofissionais, sem ética, transparência ou currículo profissional.

6. Baixos níveis níveis de produção e consumo cultural: uma sociedade incapaz de ir para além da superfície apresentada e cozinhada pelos Media na análise dos temas da atualidade. Uma sociedade bovinizada pela infusão massiva de doses de telelixo, futebol e técnicas de controlo de massas, incapaz de pensar e decidir por si e de ter consciência do real poder que detém.
 



Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

1 comentário:

  1. "Povos livres, lembrai-vos desta máxima: A liberdade pode ser conquistada, mas nunca recuperada."
    J. J. Rousseau

    ResponderEliminar