domingo, 16 de fevereiro de 2014

[Opinião +D] Dilemas dos cursos superiores profissionais

Está em marcha a ampliação da oferta formativa dos institutos politécnicos com cursos superiores de curta duração (2 anos), de índole profissional e não conferentes de grau.

Enquanto na Europa se prossegue uma politica de exigência curricular do ensino superior de índole profissional, em Universidades de Ciências Aplicadas, sujeitos à avaliação periódica de qualidade pelas Agências de Acreditação, em Portugal, o Governo tira mais um coelho da cartola.

Reconhecendo a urgência de aumentar a população estudante no ensino superior, para cumprir metas europeias, saiu-se com uma proposta do ensino superior profissional não conferente de grau, com acesso facilitado em relação ao regime geral de acesso ao ensino superior e atribui o exclusivo dessa formação aos Institutos Politécnicos, em articulação com as empresas localizadas no seu contexto, onde os alunos deverão realizar um semestre de treino e experiência.

Se em relação à interação Escola-empresa aqui prevista, me parece uma boa opção para o ensino politécnico, já quanto à ausência de grau a atribuir aos formandos e à exclusividade dessa oferta aos IPS, me parece que a medida arrasta consigo efeitos nefastos.

Por um lado, os IPs são chamados a prezar uma formação de acesso duvidoso e exposta a menor financiamento público.

Sobre as empresas e o programa profissional a prosseguir, nada é dito em termos de requisitos das empresas e protocolo de realização de um quarto do programa, como se ambas as entidades dispusessem de igualdade de condições para a sua viabilização.

Quanto aos candidatos, encontrarão um acesso facilitado em termos académicos e em preço de matrícula da formação, mas, mesmo que se tornem peritos em alguma especialização, jamais terão direito à graduação de 1º ciclo, a menos que prossigam os estudos por mais um ano, numa direção alheia aos seus interesses.

Esta mudança é por isso mais uma oportunidade perdida de reestruturar o ensino superior profissional. Porque este governo só pensa em uma das variáveis a considerar na Reforma do Estado: o custo dos serviços públicos.

 


Fernando Lucas (membro da Coordenação Nacional do +D)


Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário