terça-feira, 28 de abril de 2015

[Opinião +D] (Ainda) merecemos Abril?!...

"Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo. Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir", disse Salgueiro Maia…
E algumas dezenas de anos depois, no mínimo,  temos de perguntar: E não está já sepultado e até mesmo bem calcado lá para os confins tudo o que esse Homem ajudou a construir?!
Custa-me que continuemos a comemorar o 25 de Abril (e eu faço-o e estou aqui a fazê-lo também talvez numa manifestação de pouca coerência) aproveitando o dia e a ocasião para, aparentemente com oportunidade, dizermos que temos de defender os valores de Abril, que muito temos de mudar, que Abril não foi cumprido, e que continuemos a pactuar com aqueles que são os grandes responsáveis por o espírito, a essência e o que se pretendeu com esta revolução tenham sido completamente modificados, deturpados e adulterados.
E todos somos responsáveis porquê?! Porque “tão ladrão é o que rouba como o que deixa roubar”. E nós, todos nós portugueses, deixamos alegremente que nos roubem sem nada fazermos para o evitar. E pior, vamos (quase) todos logo a seguir, nas próximas eleições em que disso tenhamos possibilidade, votar nos mesmos, no mesmo de sempre…
Ok, podem dizer-me que as alternativas são poucas, que não são credíveis, que as poucos que o são não se unem e dispersam-se por capelinhas… Pois é, e para isso não tenho argumentos, porque acho que quem o disser está certo …
E entretanto, vamos deixando, mesmo aqueles que tiveram a enorme coragem e esperança quase utópica de conseguir mudar há 41 anos atrás, que os tais mesmos de sempre continuem acomodados e a tramar-nos a vida.
Talvez o mereçamos…

Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário