sexta-feira, 19 de setembro de 2014

[Opinião +D] Livros Escolares

Começou mais um ano escolar. Um pesadelo no início de todos os anos letivos, é a compra dos livros escolares, que representa um duro golpe no orçamento de todas as famílias.
As famílias são forçadas a gastar somas avultadas, que à medida que os níveis de escolaridade aumentam essas somas vão aumentado até atingirem valores exorbitantes. Para quem tenha vários filhos a estudar é insuportável.
Para agravar esta situação os livros adotados pelas escolas estão constantemente a mudar, dando origem a que os manuais não possam transitar para os irmãos mais novos.
Estes preços desmedidos só são possíveis porque são as editoras, quem no fundo decide a política de manuais escolares. As editoras controlam os governantes e tentam manipular professores e pais. A ponto de algumas associações de pais se manifestarem contra a criação de bolsas de empréstimos de manuais devido ao patrocínio das próprias editoras.
O governo deve impor uma baixa de preços não só para os manuais escolares, mas também para os livros de uma maneira geral.
Enquanto o governo não toma medidas acerca deste assunto e para não sobrecarregar tanto o orçamento das famílias com a compra de manuais escolares, as escolas deveriam manter os mesmos manuais durante mais tempo. Assim poderia ser criado um banco de livros onde os alunos depositariam os seus manuais no final de cada ano. No ano seguinte poderiam os manuais correspondentes ao ano letivo que vão frequentar.

Assim evitava-se o desperdício e aliviava-se o orçamento familiar. 

Carlos Assunção (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário