quarta-feira, 3 de setembro de 2014

[Opinião +D] A inflação na zona euro está abaixo dos 0.4% : e agora, Europa?

A inflação na zona euro está abaixo dos 0.4%. Tal situação representa uma grave ameaça à economia do países do Euro (e sobretudo para Portugal) e viola de forma flagrante o mandato do BCE, que prescreve como o seu objetivo principal a manutenção da inflação em torno dos 2%. A gravidade da situação exige medidas rápidas e urgentes.Como sempre, a Alemanha está contra qualquer medida que passe pela injecção de dinheiro no economia europeia. Tal injecção poderia acontecer através da compra de dívida soberana no mercado secundário, algo que, de resto, foi feito pelos bancos centrais dos EUA e do Reino Unido, que não têm que vencer a oposição alemã perante cada medida que vise salvar a economia europeia no seu todo e que olhe mas além do umbigo germânico.


Ou bem que o BCE consegue vencer o bloqueio e  império da Influência alemã sobre a política monetária do Euro ou estamos,  a curto prazo, lixados, já que  deflação é tão perniciosa para uma economia como hiperinflação e estamos à beira da primeira… 

Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário