sábado, 27 de setembro de 2014

[Opinião +D] António Arroio Amo-te

É triste!
Ser Ex-Arroniano, nos dias que correm é imensamente triste!
A Escola Secundaria Artística António Arroio é a única escola, na cidade de Lisboa, com recursos reais para ensinar cursos de artes plásticas (escultura, pintura, desenho, fotografia, ourivesaria, etc.) bem como de Design e de Audiovisuais (cinema, som, etc.). Era, quando lá andei, a escola secundária mais bem apetrechada em termos de maquinaria e tecnologia que muitas outras escolas sonhavam ter. Tive a oportunidade de trabalhar com elas e perceber que essas mesmas máquinas tivessem trinta anos ou tivessem dois eram estimadas e mantidas. Havia um respeito pelos materiais disponibilizados e pelo espaço que nos envolvia; pelas esculturas e pinturas. Era uma escola diferente, pois ali se respirava arte, até mesmo nas aulas de Português com a Professora Risoleta. A única coisa que nos queixávamos era a falta de condições térmicas que no inverno obrigava-nos a ter as mitenes (ou luvas sem dedos) calçadas para não congelarmos os dedos que já nem sentíamos e podermos fazer paralelas na aula de Geometria Descritiva do Professor Victor. Apesar disto foram bons tempos! Eram bons tempos pois tínhamos o aconchego do bar ou cantina com os seus chás e cafés ou sopas quentes para quem não tinha comprado senha no dia anterior para a refeição no refeitório.
A sala polivalente dava para vermos uns filmes de entrada livre. Dava, já não dá!
Hoje não há refeitório, hoje não há sala de alunos, hoje não há auditório ou sala polivalente. É triste!
É triste porque uma escola de onde saiu gente tão conceituada do mundo das artes hoje está com a sua reforma inacabada e que parece que mendiga pela sua conclusão. A António Arroio merece mais!
Senhor Ministro da Educação Nuno Crato a António Arroio merece RESPEITO!


Ricardo Trindade Carvalhosa  (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.



Sem comentários:

Enviar um comentário