segunda-feira, 19 de maio de 2014

[Opinião +D] Até quando ?

Como já se tornou manifesto ao longo desta campanha, nenhuma das listas equaciona a integração de Portugal no espaço europeu em articulação com a nossa integração no espaço lusófono, como seria desejável. Mesmo aqueles que se assumem como mais reticentes à integração de Portugal no espaço europeu, não tomam tal posição em prol de uma maior integração no espaço lusófono, pelo aprofundamento, a todos os níveis – cultural, social, económico e político –, da CPLP: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Não sendo contra a integração de Portugal no espaço europeu, sou assumidamente a favor de uma maior integração de Portugal no espaço lusófono, sendo, a nosso ver, a partir desta que aquela se deve equacionar. No mundo que sairá da crise global que atravessamos, o papel de Portugal na Europa será tanto mais forte quanto mais estreitos forem os laços com os demais países e regiões do espaço da lusofonia, sem esquecer as várias diásporas.

É nos momentos de crise, como o que vivemos, que mais importa ter em consideração, ao escolhermos os representantes de Portugal no Parlamento Europeu, qual é a visão estratégica para o país em que cada um dos
candidatos faz assentar o seu programa. Lamentamos constatar que continua a faltar essa visão estratégica. Cada vez mais, os debates políticos resumem-se a uma retórica oca e bacoca, em que as poucas propostas apresentadas têm apenas em vista o futuro imediato. Mesmo o fim do chamado “período da troika” não propiciou, como seria exigível, uma prefiguração do país a médio-longo prazo. Resta perguntar: até quando?

Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 


Sem comentários:

Enviar um comentário